domingo, 27 de fevereiro de 2011

Educação para Diversidade e Cidadania

Qual é a importância de discutirmos sobre diversidade e cidadania?


Bem, para entendermos essa necessidade, precisamos, primeiramente, aceitar a ideia de que a nossa noção de mundo é muito mais ampla e complexa hoje em dia. A globalização estreitou a distância entre culturas, etnias, religiões, etc. diversas. Talvez, possa-se dizer que, a educação nem sempre precisou se "preocupar com o resto do mundo", pois o mundo todo se resumia praticamente a uma pequena vila ou cidade.

Entendo que os meios de comunicação, como o rádio, a TV e, mais recentemente e, principalmente, a Internet são responsáveis por nos "impor" o diferente no nosso dia-a-dia e também o próprio mundo capitalista que "impôs" com que as pessoas migrassem para outras regiões atrás de oportunidades de trabalho para estabelecer um determinado padrão de vida.

Com isso aquilo que é "diferente" passa a estar muito próximo de nós. O nosso intuito é de não deixarmos o "diferente" ser visto como "desigual". Mas essa discussão fica para próxima postagem.

Um comentário:

  1. A escola é o espaço onde se encontra a maior diversidade cultural e também é o local mais discriminador, contudo nela também podeos exercer a cidadania. Tanto é assim que existem escolas para ricos e pobres, de boa e má qualidade, respectivamente. Por isso trabalhar as diferenças é um desafio para o professor, por ele ser o mediador do conhecimento, ou melhor, um facilitador do processo ensino- aprendizagem. A escola em que ele foi formado e na qual trabalha é reprodutora do conhecimento da classe dominante, classe esta, que dita as regras e determina o que deve ser transmitido aos alunos. Mas, se o professor for detentor de um saber crítico, poderá questionar esses valores e saberá extrair desse conhecimento o que ele tem de valor universal. Abraços Profª Juliana Lins

    ResponderExcluir