segunda-feira, 14 de março de 2011

O direito à educação

O direito de aprender de todos e de cada um

Será que as instituições de ensino realmente são preparadas para um ensino para todos? E as nossas políticas públicas são voltadas para esse segmento? E nós, professores, fazemos nossa parte?

Percebe-se que "cada um" deveria estar inserido no "todos", mas a prática nos revela formas diferentes no tratamento dos alunos e de modo geral, também na sociedade.
A educação tem como principal objetivo a reflexão no sentido de desenvolver nas pessoas a cultura de que esta é um direito fundamental e que traz para si a responsabilidade do desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos, favorecendo-os com a perspectiva do conhecimento dos direitos humanos (CAPELLINI, p. 60).

Sabemos que muito se tem feito no sentido de que a Educação seja para "todos", mas ainda sobram resquícios da História, história essa que mostra nitidamente uma exclusão  burocrática e em muitos outros aspectos (preconceitos raciais, econômicos, sociais, etc.). Nos dias atuais, muito se fala em inclusão e não podemos deixar de citar experiências inovadoras com bons resultados, mas a ausência de mecanismos efetivos, ainda causa controvérsia, pois ao invés de consagrar este tipo de educação, prevalece ainda o modelo de assistencialismo ou até mesmo a omissão por parte dos organismos públicos.

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