quinta-feira, 10 de março de 2011

Valores e Educação

Valores e Educação - O papel do professor

A prática de valores está relacionada à educação vivenciada ou à educação de exemplos que recebemos e guardamos em nossa memória.
Aprender a ser solidário é uma tarefa difícil nos dias atuais e talvez sempre o foi por conta de exemplos não memoráveis.
O cotidiano nos traz a todo o momento ações em que não nos orgulhamos e a própria História se pauta em situações que nos envergonham e trazem para nossos jovens o pior dos exemplos.

Como educadores temos a árdua tarefa de ensinar "valores" aos nossos pupilos e nos deparamos com os obstáculos visíveis de ocasiões por eles vivenciadas. Lendo o texto de Clodoaldo Meneguelo Cardoso, “VALORES E EDUCAÇÂO” (p.33), lembrei-me de que um dia destes em que estava trabalhando questões do SARESP com o 3º ano do ensino médio e uma das questões falava sobre o holocausto, percebi que a maioria dos alunos de uma sala de quarenta e sete, não sabiam o significado da palavra holocausto e muito menos a sua história. Quando perguntei sobre seus conhecimentos à esse respeito, responderam-me que tinham ouvido algo sobre isso, mas que não se importaram por ser "filme" (ficção), que era invenção de alguém que queria ganhar dinheiro. Parei a aula do SARESP e começamos a debater sobre a veracidade de toda a história e aí aproveitei o gancho para debater também sobre valores e direitos humanos.

Num primeiro momento, me senti decepcionada por eles estarem terminando um ciclo estudantil e não terem ideias próprias sobre um momento tão importante da história, mas depois repensei e fiquei satisfeita porque a aula fluiu e talvez fosse aquele o momento de reflexão para eles, o amadurecimento que esperamos dos nossos jovens.

Portanto, estar preparado didaticamente para instruir os alunos na questão de valores, sensibilizá-los para que pratiquem a solidariedade, a tolerância, a socialização e acima de tudo a entenderem e serem entendidos, a tomarem decisões acertadas dependendo do contexto em que estarão inseridos é  um dever do professor.

Esse é o resultado que esperamos: o de viver o mais humanamente possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário