sábado, 5 de março de 2011

Valores e Educação

Alguns valores que cabe à escola ensinar

Há pouco tempo atrás, ouvi que algumas redes do ensino público europeu poderiam deixar o ensino do holocausto de fora planejamentos. Realmente o holocausto pode ser considerado muito "pesado" para crianças, mas o fato que seria muito mais "pesado" para humanidade apagar esses erros da nossa história e correr o risco de cometê-los novamente.

Achei muito pertinente a iniciativa da cidade de Porto Alegre/RS, onde o ensino do holocausto passou a ser obrigatório. É uma iniciativa inédita no país que acredito que deve ser seguida. Talvez não precise ser uma lei em todo nosso país, mas seria bom que cada professor tenha consciência de que acontecimentos históricos como esse não podem ser apagados da memória ou deixado de lados, como se não tivessem importância.

Há uma canção composta por Renato Russo onde se diz: “.. Não se pode olhar para trás sem se aprender alguma coisa para o futuro...”  Bem, eu acredito que é bem por aí. O passado nos trás valores e é muito importante nós aprendermos os porquês da existência desses valores no presente e assim garantir um futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário