sexta-feira, 11 de março de 2011

Cidadania

Que tipo de cidadania devemos exercer?

Uma questão me chamou muito atenção enquanto realizava a leitura do material de apoio do curso de Diversidade e Cidadania da UNESP. Lá dizia que podemos exercer a cidadania de duas formas. A primeira, mais óbvia na minha opinião, porém surpreendentemente a mais pobre, que seria enxergar o cidadão como aquele indivíduo capaz de cumprir com seus deveres e exercer seus direitos na sociedade a qual está inserido. A esse tipo de exercício da cidadania foi dado o nome de "cidadania passiva".

A explicação desse termo é dada com a própria explicação da segunda forma de cidadania. A "cidadania ativa". Essa, por sua vez, tem como propósito seguir sua origem etimológica, onde o termo se refere àquele indivíduo que participa da vida política da sociedade onde está inserido.

Ou seja, não basta cumprir com seus deveres e gozar de seus direitos, ser cidadão é algo mais. Um cidadão deve ser capaz de mudar a sua própria realidade e das pessoas a sua volta. Ele deve conquistar o direito que ainda não existe e lutar pelo dever que não é justo. Exercer a cidadania ativamente é, provavelmente, nossa ferramenta mais eficiente para um país e um mundo melhor.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O professor mostra seu papel de cidadão aí: ele, sim, é capaz de mudar a realidade das pessoas (alunos) que estão a sua volta e, consequentemente, a sua própria.
    A escola é a segunda família da criança e, se na primeira (pais e familiares) ela não tem bons exemplos e/ou incentivo, é na escola que irá encontrá-los, tendo como modelo os professores e seus ensinamentos.

    ResponderExcluir