terça-feira, 15 de março de 2011

Convivência na Diversidade

Aprendendo a conviver
Princípio básico da democracia, a convivência com a diversidade na sociedade e no nosso caso, nas escolas, ainda é tratada de modo raso. À escola, como espaço de reflexão, cabe permear as discussões em torno desse tema, mas não podemos deixar de observar o que Capellini nos diz: “a educação sozinha não tem o poder de transformar a sociedade”. Nessa sua fala a autora, coloca que necessitamos de um conjunto muito mais complexo para que a convivência com a diversidade possa ser administrada dentro das paredes escolares, pois precisamos de estruturas, planejamentos e currículos voltados para a participação ativa do outro ou do diferente.
Ter conhecimentos dos direitos humanos, respeitar a pluralidade cultural e a heterogeneidade, é a base para uma educação voltada à convivência com o outro ou com o diferente.
Outra coisa que a autora nos traz é a cultura de paz que precisamos reinventar nas escolas. Devemos usar nossas práticas educativas para que os alunos aprendam a conviver com o diferente e essa aprendizagem torna-se válida quando vemos as melhoras nos seus relacionamentos e nas suas tomadas de decisões.

Um comentário:

  1. Acredito que essa "quebra de barreiras" em relação às diferenças já está sendo feita com a inclusão de alunos especiais em salas de aula de crianças normais. Desta forma, é possível lidar com a diversidade (de ambos os lados)desde a infância, fazendo com que a diferença se torne natural.

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